FCO

FCO

O FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) é um fundo de crédito criado pela Constituição Federal, Lei nº 7.827, de 27/09/1989, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste, mediante programas de financiamento aos setores produtivos, buscando maior eficácia na aplicação dos recursos, de modo a aumentar a produtividade dos empreendimentos,  gerar novos postos de trabalho, elevar a arrecadação tributária e melhorar a distribuição de renda.

Quem pode se beneficiar do FCO?

Firmas individuais (de empreendedor individual às grandes empresas), os produtores rurais, as pessoas jurídicas e as associações e cooperativas de produção que desenvolvam atividades nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, turístico, de infraestrutura, comercial e de serviços, que pretendem iniciar, ampliar ou relocalizar seus empreendimentos, na região Centro-Oeste, que se entende pela área do Distrito Federal e dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Programas e Linhas de Financiamento

FCO EMPRESARIAL

O público-alvo do FCO Empresarial são as pessoas jurídicas de direito privado que se dedicam à atividade produtiva nos setores industrial, agroindustrial, mineral, de infraestrutura econômica, turístico, comercial e de serviços.

Podem ser financiados pelo FCO todos os bens e serviços necessários à implantação, ampliação, reforma, modernização ou relocalização de empreendimentos industriais, agroindustriais, de infraestrutura econômica, comerciais, turísticos, de serviços, de tecnologia, ciência, e inovação, capital de giro associado a projeto de investimento e aquisição de insumos e matéria-prima e formação de estoques para vendas. Com algumas exceções de itens e atividades não financiáveis que estão listadas na Programação do FCO.

O FCO Empresarial sempre tem uma Linha de Financiamento que se enquadra as necessidades da sua empresa.

Teto e prazo

O teto para o financiamento é de R$ 20 milhões por tomador, inclusive quando se tratar de grupo empresarial, grupo agropecuário, cooperativa de produção ou associação de produtores rurais. Porém, se o projeto for considerado de alta relevância e estruturante, a assistência do Fundo pode chegar a R$ 200 milhões.
Os prazos irão variar de acordo com a linha de financiamento e o valor do investimento financiado. Este prazo é de, no máximo, 20 anos e pode ter uma carência de até 5 anos. Definitivamente a melhor opção para fazer sua empresa crescer!

Garantias

Em todo financiamento serão exigidas garantias do investimento que será feito. O FCO, sendo uma linha oficial de financiamento, exige a garantia na ordem de 130% do valor a financiar. Entretanto, caso isto não seja possível, isso não o impedirá de ter acesso ao FCO. Existe um fundo de aval (FAMPE) que poderá servir de garantia complementar. Também poderão ser utilizados como garantia complementar os bens financiados.

Fontes: SUDECO e Banco do Brasil